Aplicação Segura e Correta de Defensivos Agrícolas foi tema de Formação no Município de Aratiba.
- jiamarabaiocco
- há 21 horas
- 2 min de leitura
Tendo em vista as exigências da moderna agricultura brasileira que impõe a necessidade de garantir níveis de produção e de produtividade adequados. Para que isso ocorra, é indispensável a criação de novas tecnologias, desde o preparo do solo até a colheita e o beneficiamento dos produtos. Dessa forma, a utilização de agrotóxicos requer conhecimento por parte dos agricultores quanto a maneira correta e segura de usá-los.
Com essa finalidade a Câmara Municipal de Vereadores de Aratiba através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – RS) ofereceu a 20 Produtores Rurais do Município formação sobre Aplicação Correta e Segura de Defensivos Agrícolas.
A formação foi orientada pelo Engenheiro Agrônomo e Instrutor do SENAR Gustavo Blom Pipi e teve como objetivo orientar os participantes de forma teórico – pratica a aplicar os defensivos agrícolas em suas propriedades de forma correta e segura afim de preservar a sua saúde, a saúde do consumidor e também o meio ambiente. Além disso, também veio para atender a uma demanda dos produtores aratibenses para viabilizar a aquisição de produtos no comércio local, conforme previsto em lei.
No decorrer do Curso, os Agricultores puderam conhecer aspectos importantes dos agrotóxicos, quais os procedimentos para sua identificação, para a compra dos mesmos, para seu transporte até a propriedade, o seu armazenamento correto dentro da propriedade, a importância do uso dos EPIs quando do manuseio das substâncias, os cuidados na aplicação, os tipos de embalagem, como preparar e guardar as embalagens para devolução, as vias de intoxicação e de contaminação e os procedimentos básicos de primeiros socorros em caso de acidentes com agrotóxicos.
Além disso, entre as atividades ocorreram demonstrações de medidas de área de aplicação, pressão de bomba, cálculo para definir a quantidade de produto aplicado na lavoura, altura do equipamento para a aplicação, tempo de aplicação do produto, diferença da aplicação entre mecanizado e costal dentre outros conhecimentos.
Para o participante Valdir Rudininski as aulas foram essenciais para as suas atividades no Campo -" Valeu muito a pena fazer o Curso, pois pude perceber que estava fazendo algumas coisas erradas e além de estar pondo a minha saúde em risco também estava desperdiçando produto, aprendi sobre os diferentes tipos de defensivos e quais utilizar na lavoura, e outra questão é que agora não preciso mais pedir para outra pessoa comprar o defensivo pra mim eu mesmo posso fazer isso". Relatou
O encerramento da atividade foi marcada por uma confraternização entre Produtores Rurais, Equipe do SENAR, Vereadoras: Mengéle Fátima Wermeier e Salete Klein Altenhofer e colaboradores do Legislativo, Secretária Municipal de Assistência Social Antonieta Cristina Machado Baiocco e Chefe do Departamento da Habitação Juarez Dalazen.






Commentaires